Ana Branco | Agência O Globo

Mesmo em um cenário de incerteza econômica, as vendas de imóveis no Brasil subiram 27,1% no 1º trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano anterior. É o que revelam os “Indicadores Imobiliários Nacionais”, sobre o desempenho do segmento no primeiro trimestre de 2021, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, que serão divulgados hoje.

O aumento do preço dos materiais de construção está sendo apontado para a diminuição da oferta de imóveis novos: queda de 15% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. 

De acordo com o relatório, o impacto dos aumentos dos materiais é maior em imóveis populares, resvalando no programa Casa Verde e Amarela, antigo ‘Minha Casa Minha Vida’. Segundo o setor, as empresas migram cada vez mais para a construção de outros tipos de imóveis e a oferta de casas populares registrou queda principalmente na região Nordeste.

Os preços da construção civil subiram 38,66% nos últimos 12 meses, segundo a FGV. É a maior alta de preços dos últimos 28 anos.

Fonte: Por Ana Carolina Diniz, O Globo.