A consultoria global certifica as empresas com os melhores ambientes de trabalho

Como você definiria o ambiente de trabalho de sua empresa? Já imaginou o seu negócio receber uma certificação mundial por seus funcionários estarem satisfeitos em fazer parte de sua equipe?

A consultoria global Great Place to Work certifica as empresas com os melhores ambientes de trabalho no mundo, avaliando clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores.

Presente em 61 países, tendo avaliado mais de 117 mil práticas, a GPTW aplica uma metodologia que serve para negócios de qualquer porte, segmento e nacionalidade. No Brasil, os rankings anuais são publicados pela Época Negócios nas modalidades: regional (estadual), setorial (segmento) e temática (voltada ao social, como as melhores para os LGBT+ trabalharem).

O objetivo da certificação é valorizar e dar visibilidade às empresas que se preocupam com seus funcionários. O ambiente de trabalho é um dos pilares mais importantes de um negócio e reflete nos resultados, pois colaboradores satisfeitos produzem mais, além de criar um ambiente cordial, leve e feliz. Segundo Bill Marriott, diretor da Marriott International, “se você cuidar dos seus funcionários, eles cuidarão dos seus clientes”.

Na última edição da Hsm Expo, em São Paulo, o neuroeconomista Paul Zak apresentou dados que ilustram o impacto que ambientes alegres e com autonomia criativa despertam:

  • 74% menos estresse;
  • 106% mais energia no trabalho;
  • 50% mais produtividade;
  • 13% menos dias de licença por doença;
  • 76% mais comprometimento;
  • 29% mais satisfação com suas vidas;
  • 40% menos desgaste.

Além disso, colaboradores respeitados e ouvidos por seus líderes relataram saúde e bem-estar 56% melhores; e alegria e satisfação 89% maiores com os seus empregos.

Não perca tempo e transforme sua empresa em um Great Place to Work!

Great Place to Work

O trabalho começou na década de 80, com Robert Levering, um jornalista que cobria assuntos ligados ao trabalho e especialmente a conflitos trabalhistas. Ele foi convidado para escrever um livro sobre as melhores empresas para trabalhar nos EUA e sua resposta foi bem direta: “Não!”. Era impossível escrever este livro pois não existiria, segundo ele, nenhum local bom para trabalhar, na perspectiva dos funcionários.

Ele chegou inclusive a sugerir escrever um livro sobre as piores empresas para trabalhar, uma vez que ele tinha centenas de exemplos para apresentar. A editora chegou a considerar seriamente esta opção, mas acabou desistindo com receio de que o número de processos na justiça contra o livro seria muito grande.

Após longas conversas, Robert acabou topando o projeto e foi entrevistar milhares de funcionários, de forma totalmente confidencial, em empresas em todo o país e encontrou, conforme esperado, pessoas que odiavam seus empregos e seus chefes, em organizações com péssimos ambientes de trabalho.

Mas aí começaram as surpresas, contrariando todas as suas convicções anteriores, o jornalista encontrou também pessoas que adoravam aquilo que faziam e seus colegas! A descoberta deixou Robert tão impressionado que ele abandonou tudo que fazia e abriu um pequeno escritório com sua esposa e assim continuou estudando e se aprofundando no tema.

Sua primeira grande conclusão havia sido que sim, existem excelentes empresas para trabalhar. A segunda descoberta foi mais poderosa ainda: qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer lugar e em qualquer época, pode se tornar um excelente lugar para trabalhar.

Categorias: Notícias

Milagre do Verbo

A Milagre do Verbo Agência de Comunicação e Mkt Digital, organização com 15 anos de presença no mercado local, regional e nacional, é formada por uma equipe que reúne profissionais com ampla experiência no setor de Comunicação Corporativa.