Incorporadoras estão com seus colaboradores em Home Office, mas dedicados nas tarefas; obras continuam para manter os prazos de entrega aos clientes

            Todos concordam: o mundo nunca viveu, em sua história moderna, uma situação como a que está sendo causada pela pandemia do Covid-19. Mas se é em tempos de crise que novas ideias ganham forma, o setor imobiliário tem boas notícias para compartilhar: o cenário é bom para vender e comprar terrenos, casas, salas comerciais, apartamentos, etc.

            Não se trata de uma posição fora da realidade. Os empresários do setor e os especialistas da área têm claro que os tempos estão e serão difíceis, mas as oportunidades e reinvenções também são e serão enormes. Uma mudança, sem volta, por exemplo, foi o aumento no uso das plataformas e ferramentas digitais.

            Para o estatístico Marcus Araújo, nunca o setor imobiliário esteve tão preparado para enfrentar uma crise como agora. “Não fomos pegos de surpresa, como em 2014, quando o desequilíbrio econômico mundial foi causado pelo sistema bancário. As equipes, hoje, estão mais enxutas. As incorporadoras e urbanizadoras têm baixo endividamento e os produtos foram mais bem pensados para o público atual”, diz.

            Fundador e presidente da DataStore, principal empresa do país em pesquisa do mercado imobiliário, Araújo já trabalhou com 4.000 projetos, alcançando a marca de R$ 555 bilhões em empreendimentos pesquisados. Ele foca suas consultorias e orientações nas tendências e no perfil da nova geração de consumidores brasileiros.

Imóvel como investimento seguro

            Este novo tipo de comprador de imóveis está no grupo de investidores entre 30 e 50 anos que se acostumou com a renda variável da Bolsa de Valores nos últimos três ou quatro anos. O mercado imobiliário, de acordo com Rodrigo Camargo, diretor Comercial da Perplan, havia perdido um pouco de diálogo com este cliente e agora tem a chance de retomar e se reaproximar.

            “É hora de chamar a atenção dele. Ao contrário do mercado financeiro, imóvel sempre foi e será um investimento seguro. Com a Taxa Selic na casa de 3 a 4% ao ano, investimentos em renda fixa, como Poupança, LC (Letra de Câmbio), Tesouro Direto, etc., apresentarão resultados negativos se comparados à inflação”, salienta Camargo.

            O diretor Comercial da Perplan lembra que a Bolsa de Valores perdeu quase 40% em apenas três semanas no mês de março, demonstrando sua volatilidade e os riscos da renda variável. “Os produtos imobiliários, como os apartamentos, estão mais modernos, mais adequados. Eles evoluíram e foram atualizados, assim como os clientes também o fizeram. É o momento ideal para investir em um imóvel”, completa.

            O diretor Presidente da Perplan, Ricardo Telles, também defendeu a segurança do investimento em imóvel e que o momento é de se ter segurança para o futuro. Um dos fatores que pode auxiliar uma decisão de compra é se ter, do outro lado do balcão, uma empresa saneada, cumpridora de prazos e com sólido planejamento.

            “O mercado imobiliário, como outras áreas, reduziu seu ritmo. A Perplan, contudo, se preparou para este momento. Temos um caixa confortável, o que dá tranquilidade a parceiros, clientes e colaboradores, e um planejamento eficaz, possível de ser alterado sem grandes sobressaltos. Estamos suficientemente organizados e agindo com absoluta serenidade, o que nos dá totais condições de passar pela crise com menos problemas”, afirma.

Ferramentas digitais para vender

            Focada em manter seus compromissos com a sociedade em geral, a Diretoria Executiva da Perplan, por exemplo, tem feito a divulgação das mudanças na rotina da empresa, por meio de seus canais digitais, além de manter uma agenda ativa de eventos on-line para compartilhar conhecimento e conteúdo sobre o mercado imobiliário aos parceiros do setor.

            As obras dos empreendimentos da Perplan continuarão sendo executadas. Isso faz parte do compromisso da empresa com seus clientes – entregar os projetos dentro do prazo acordado. Nos canteiros de obras foram adotadas medidas e regras adicionais de higiene e proteção aos trabalhadores.

            Nenhum dos setores da Perplan parou por conta da pandemia. Com todos em sistema de Home Office, as pessoas que já adquiram algum imóvel da empresa e o público interessado nos produtos imobiliários dela são atendidos, pelo Departamento de Relacionamento com o Cliente, por meio de diversos canais digitais. Dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser direcionadas para o e-mail relacionamento@perplan.com.br, além dos demais canais divulgados no endereço www.perplan.com.br.

            “O atendimento remoto está mantido enquanto durarem as restrições apontadas pelos órgãos de saúde. Para isso funcionar e os impactos negativos serem minimizados, nossos colaboradores devem ter dedicação máxima ao trabalho. Atuamos com todas as nossas forças, mas em nossas casas e com toda segurança”, afirma Telles.

            Rodrigo Camargo reforça o posicionamento quanto ao uso das tecnologias nas vendas neste período de isolamento social necessário devido à pandemia. “Hoje temos possibilidade de atender um cliente 100% de forma digital, desde informações primárias sobre nossos imóveis, imagens, vídeos, tour virtual nos apartamentos decorados até a assinatura de um contrato, já que grande parte da sociedade está em casa”, diz o diretor.

O futuro é multicanal

            Outro especialista do setor, Carlos Cruz, CEO e fundador da aceleradora de vendas Bravend, é também um entusiasta da valorização do momento, propício para se vender e se comprar imóveis, sobretudo, utilizando-se as tecnologias disponíveis. Para isso, cada corretor tem que entender e conhecer o perfil do cliente que abordará.

            “O futuro é multicanal. As pessoas e empresas que já haviam entendido isso largaram na frente. Quem estiver mais conectado, mais ‘antenado’ com as ferramentas e as necessidades, certamente, está tendo mais sucesso profissional neste momento”, conta Cruz.


Milagre do Verbo

A Milagre do Verbo Agência de Comunicação e Mkt Digital, organização com 15 anos de presença no mercado local, regional e nacional, é formada por uma equipe que reúne profissionais com ampla experiência no setor de Comunicação Corporativa.