Na categoria Design de Produto, alguns brasileiros foram vencedores em uma edição marcada pelo número recorde de inscrições vindas de 60 países

A marca alemã Red Dot é consagrada mundialmente como um dos selos de qualidade mais procurados para um excelente design. Por isso, a edição de 2021 do prêmio internacional Red Dot Design Awards foi marcada pelo número recorde de inscrições vindas de 60 países. 

Todos os anos, a categoria Product Design (Design de Produto, em tradução livre) é concedida aos melhores objetos do ano, sejam eles esteticamente atraentes, funcionais, inteligentes, sejam inovadores. Porém, o que os itens premiados têm em comum é a excelente qualidade de design. 

Os brasileiros tiveram expressiva representatividade entre os vencedores. Confira abaixo três profissionais e marcas que foram agraciados com o selo:

1. Cubas da linha Horizon, da Roca, assinadas por João Armentano

Pela terceira vez consecutiva, a Roca é premiada por duas cubas da coleção Horizon, concebida pelo arquiteto João Armentano: a Horizon Skyline 800 e a Horizon Geometric.

A coleção é composta por seis modelos de cubas de sobrepor com estética minimalista, firmeza das formas geométrica e uma combinação entre luzes e sombras. “Estamos muito honrados e orgulhosos com estas duas grandiosas conquistas no Red Dot Design Award, pelo terceiro ano consecutivo. A coleção Horizon representa a verdadeira síntese da perfeição tecnológica da Roca e a genialidade de João Armentano avistada em cada detalhe. Os prêmios certamente atestam a qualidade excepcional do design”, celebra Sérgio Melfi, diretor comercial e de marketing da Roca Brasil.https://37ea26c490310283e2e0633df53c8796.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

2. Cadeira Olive, de Jader Almeida para a Sollos

A cadeira Olive, de Jader Almeida, para a Sollos é uma das vencedoras da edição do prêmio (Foto: Instagram / @sollos.ind.br / Reprodução)

A edição do prêmio marca o 72º reconhecimento da carreira de Jader Almeida e o quinto prêmio recebido na sexagenária competição de origem alemã na categoria produto. A assinatura do profissional para a cadeira Olive contempla a geometria criada a partir de um jogo de apoios feitos de metal fundido em uma composição harmônica de materiais. O assento estofado e o encosto da peça resumem o aconchego.

3. Aparador Horizonte, de Lia Siqueira para a ETEL

Inspirado no ritmo, na arquitetura e nas artes visuais, o aparador Horizonte surgiu do cruzamento de ritmo e ato, um conjunto de repetições transformado em um bloco homogêneo e harmônico. A prática retilínea, modelada em formas triangulares, permitiu a construção de gavetas invisíveis, construídas com sofisticadas técnicas de marcenaria. Com presença física, ele flutua no horizonte.

A exposição com os vencedores de todo o mundo poderá ser vista em breve, de forma online no site da premiação: https://www.red-dot.org/.

Fonte: Por Redação, Casa e Jardim.

Categorias: Notícias do Setor