A ferramenta gratuita viabiliza que empresas, independente do tipo de negócio, gerenciem sua presença on-line no Google, aumentando sua visibilidade para potenciais clientes
Segundo o Internet Live Stats, o Google processa 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo. Esse número retrata a imensidão de conteúdos, produtos e serviços divulgados na plataforma. Logo, é de extrema importância que sua empresa se destaque em meio a tantos concorrentes.
Nesse caso, a primeira decisão a ser tomada é a inserção da empresa no Google Meu Negócio. O mecanismo foi criado, em 2014, para trazer mais segurança ao usuário: o Google garante que todas as empresas que ali estão são confiáveis. Por isso, se quer aumentar sua visibilidade e suas vendas, é necessária a criação de um perfil no Google Meu Negócio.
É bem simples: você acessará a página do GMN e, por meio de um formulário, criará um perfil para sua empresa com endereço, horário de funcionamento, formas de contato, redes sociais e até mesmo imagens e vídeos do local.
Após o preenchimento do formulário, o Google enviará um código de verificação por carta, ligação ou mensagem (a critério do usuário) e voilà! O perfil da sua empresa aparecerá quando ela for pesquisada ou, até mesmo, quando o usuário procurar por serviços, produtos e conteúdos que você oferece. Nada melhor que uma publicidade gratuita, não é mesmo?
Vantagens para o seu negócio
Além de aumentar a presença on-line e o alcance de seu negócio, a plataforma estimula uma maior conversão de leads em clientes, já que o GMN permite que as pessoas deixem comentários sobre a qualidade de seu atendimento, serviço ou produto.
Outra vantagem do Google Meu Negócio é que você poderá responder as perguntas que os consumidores fazem em sua ficha, gerando interação e, consequentemente, melhorando o relacionamento com o cliente.
Além disso, as pessoas que encontrarem sua marca pelo Google Meu Negócio tendem a visitar seu site, fortalecendo suas ações de Marketing Digital e elevando seu tráfego on-line.
Por fim, o GMN disponibiliza relatórios sobre o desempenho de sua empresa. Assim, é possível ver como seus clientes pesquisam sobre o seu negócio, quantos entraram em contato ou visualizaram o caminho pelo Maps. E se você faz anúncios via Google Ads, poderá monitorar a performance de suas campanhas por meio do Google Meu Negócio!