Pensar em Moda é, automaticamente, ver passarelas, desfiles e modelos. Mas este universo é bem maior e mais complexo. Afinal, Moda também é negócio, indústria, Marketing e comportamento

         Veja as abordagens da especialista na área, Juliana Bononi, coordenadora do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, sobre estes aspectos e entenda um pouco mais sobre o assunto.

Juliana Bononi
  • Na área de imagem, que trabalha com o visual, atuam os profissionais de Consultoria de Imagem, Visagismo e Styling. São aquelas atividades bem próximas ao cliente.
  • Dentro desta mesma área de estudos é possível, também, atuar com figurinos. Os looks são montados para personagens ou figuras de impacto em comerciais, apresentações artísticas e teatrais.
  • O profissional stylist trabalha levando em conta biotipo do cliente, cores que o favorecem, estilo de vida e, é claro, preferências pessoais. Ele ajuda a construir a imagem que a pessoa quer passar para o mundo, seja no âmbito profissional ou pessoal.
  • O visagista é o profissional que ajuda a combinar tons, texturas e estilos, harmonizando tudo com as características físicas do cliente.
  • O Visagismo também atua em desfiles e campanhas de Moda, criando um conjunto de imagens coerentes com a coleção apresentada, como penteado, maquiagem, unhas e elementos que realçam o conceito das roupas.
  • O consultor de Imagem atua para criar um visual único e melhorado para o cliente, transmitindo a essência dele pelo look. Também trabalha o comportamento, o que chamamos de Marketing Pessoal.
  • A área mais conhecida da Moda é a Criação. Estilistas e designers famosos, como Coco Chanel, Yves Saint Laurent e Patrícia Bonaldi, só para citar alguns, ficaram famosos por suas criações inovadoras.
  • A partir de suas criações na Moda, tendências são criadas e copiadas no mundo todo. O estilista cria uma identidade visual, fundamental quando falamos de marca, de estabelecer originalidade no mercado. Através de pesquisas, ele antecipa o que as pessoas desejarão vestir e consumir, desenvolvendo peças de roupa que se tornam itens de desejo.
  • Além deles, na área de Criação se encontram, também, os modelistas, que transformam os desenhos, croquis ou técnicos, em moldes para, a partir daí, ser criada uma peça piloto, trabalho que é feito pelo profissional conhecido como piloteiro.
  • Somente com a peça piloto aprovada termina o processo criativo e se dá o início do processo produtivo, onde é feita a gradação dos moldes, o corte e a produção em escala.
  • Existe, também, a área de estamparia, na qual o profissional especializado desenvolve padronagens e desenhos para tecido e peças de roupa.
  • Na área de informação de Moda, é possível trabalhar com Jornalismo especializado, fotografia e produção de Moda, seja em campanhas, desfiles ou conteúdo informativo para revistas e sites.
  • O empreendedorismo dentro do setor de Moda abre muitas possibilidades, trabalhando com vendas, tendências de mercado e economia, tornando possível a criação de negócios próprios, como comércios ligados ao vestuário e indústrias têxteis.
  • Moda é um campo vasto e, além de todas essas áreas, existem editores de Moda, figurinistas, vitrinistas, produtores e pesquisadores. E não podemos nos esquecer dos docentes e coordenadores de cursos de Moda, responsáveis por formar todos esses profissionais.

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