Com mais de 2 bilhões de usuários, o aplicativo chinês é popular entre os jovens, sendo usado para chamar a atenção desse público; médicos fazem vídeos descontraídos para evitar a transmissão de doenças

Criado em 2016 pela chinesa Bytedance, o TikTok é o aplicativo mais baixado do mundo, segundo a App Annie, companhia americana de análise do mercado mobile, atingindo a marca de 2 bilhões de usuários – a maioria entre 16 e 24 anos. Essa marca conferiu à startup o título de uma das mais valiosas do mundo, com valor de mercado de US$ 110 bilhões.

Com o lema “Criatividade e Facilidade”, a plataforma permite que os usuários gravem vídeos rápidos e editem, incluindo efeitos, sons e músicas. Devido ao elevado alcance de forma orgânica, o TikTok é extremamente estratégico para os produtores de conteúdo.

Atraindo os mais jovens

Pensando nisso, os médicos entraram na onda e começaram a produzir vídeos descontraídos, com animações, músicas e danças, para dar dicas de saúde aos jovens que utilizam o aplicativo, visando evitar a transmissão de doenças.

A enfermeira (@marlsw) usa o aplicativo para ensinar técnicas de primeiros socorros. A ginecologista Danielle Jones, conhecida no app como @mamadoctorjones, usa o TikTok para informar sobre mitos e verdades sobre sexo, métodos contraceptivos e perigos de tomar medicamentos por conta própria.

Jason Campbell, médico residente em Anestesia da Universidade de Ciências e Saúde de Oregon, em Portland, nos Estados Unidos, conhecido no aplicativo como @drjcofthedc, reuniu os colegas de trabalho, nos poucos momentos de descanso, para dançar, animando, assim, as pessoas durante a pandemia da Covid-19. A ideia veio a partir da falta de contato físico causada pelo isolamento social.

Essa iniciativa divertida dos médicos faz sucesso entre os jovens, trazendo aprendizado para aqueles que conferem os vídeos. Mas fique tranquilo! Os profissionais não violam as leis de publicidade médica, já que estão apenas compartilhando dicas de saúde.


Milagre do Verbo

A Milagre do Verbo Agência de Comunicação e Mkt Digital, organização com 15 anos de presença no mercado local, regional e nacional, é formada por uma equipe que reúne profissionais com ampla experiência no setor de Comunicação Corporativa.