Um líder positivo é aquele que traz à tona o melhor de cada profissional. Saiba como desenvolver esse estilo de gestão

Com um ambiente de trabalho altamente competitivo que traz imensos desafios, que se tornaram ainda mais complexos por causa da pandemia de covid-19, encontrar um modelo de gestão que ajude cada profis…

O que é a gestão positiva?

A liderança positiva é um conjunto de práticas de gestão que trabalha os pontos fortes da equipe e dos funcionários, buscando aprimorá-los. “Um dos principais pilares da liderança positiva é focar nas competências e experiências dos liderados e não em suas falhas”, diz Renata.

Para isso, a aposta é no autoconhecimento – inclusive da chefia, que deve olhar para dentro de si. “O novo líder também precisa entender suas próprias vulnerabilidades e medos, ajudando a equipe a se empoderar, sem que seja somente ele o provedor de ideias”, diz a especialista em felicidade. 

Quais são os pilares da gestão positiva?

Entre os pilares desse modelo de gestão, está a força da comunicação e a união do time. “A gestão positiva deve aplicar nas organizações o significado positivo, comunicação positiva, relações positivas e clima positivo. E com isso, gerar uma cultura positiva e de abundância”, diz Renata. “O líder positivo mostra o caminho, encoraja, inspira, permite que as pessoas  ajam com autonomia e flexibilidade e os desafia para obter o máximo potencial”. 

Os principais pilares são:

  • Desenvolver pontos fortes da equipe
  • Reforçar relações positivas, criando times unidos e conectados
  • Reforçar os significado do trabalho, da equipe e da empresa
  • Cuidar da saúde física e mental das pessoas
  • Manter o fluxo de trabalho e o engajamento
  • Buscar autonomia para a equipe 

Como preparar o time para a gestão positiva?

Valorizar o trabalho entregue, atuar com empatia (sem deixar de lado a assertividade), gerar um ambiente de segurança psicológica e trabalhar com propósito. Esses são alguns dos caminhos que levam um time a um modelo de liderança positiva.  “Esse tipo de gestão impacta positivamente os profissionais, criando uma cultura que resulta em aumento da confiança e respeito entre equipe e liderança, além de mais retenção de talentos”, diz Renata.

Fonte: Você RH