Evento sobre a importância dos padrões de governança e os critérios ambientais para as empresas terá 40 painéis e duração de mais de um mês

ESG: evento da EXAME contará com mais de 40 painéis de debates sobre este mercado

Você conhece as três letras que estão mudando o mercado financeiro? ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) tem transformado a forma como os negócios são conduzidos pelo mundo. E foi pensando nisso que a EXAME criou o evento “Melhores do ESG: Repensando o valor de tudo”.

Totalmente online e gratuito, o evento acontecerá de 3 de maio a 18 de junho. Serão mais de 40 painéis de debates sobre este mercado de 30 trilhões de dólares, com a presença de profissionais renomados no Brasil e no mundo. O número de vagas é limitado. Portanto, vale se inscrever o quanto antes.

Descubra como você e sua empresa podem se beneficiar com as práticas sociais, ambientais e de governança. Faça sua inscrição e garanta sua vaga.

Entre os convidados já confirmados para o evento, estão:

  • Christina Raab – Cradle to Cradle
  • Ana Luiza McLaren – Co – Fundadora e Presidente do Conselho da Enjoei
  • Denis Mizne – Diretor Executivo da Fundação Lemann
  • Paulo Batista – CEO e Fundador da Alicerce Educação
  • Neca Setubal – Presidente do Conselho de Administração Fundação Tide Setubal e do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresa)
  • Elizabeth Martos – Coordenadora de Pós Graduação na Trevisan Escola de Negócios e Diretora de Compliance da Aderatech Compliance
  • Barbara Diniz Almeida – Co-Fundadora da Dress & Go
  • Felipe Villela – Fundador e CCO da reNature
  • Beto Bina – Head of Sourcing VertShoes
  • Tadeu Almeida – CEO e Fundador da Repassa
  • Fernanda Simon – Diretora Executiva Instituto Fashion Revolution Brasil
  • Mariana Oiticica – Sócia do BTG Pactual, Co-head de ESG & Investimento de Impacto
  • Livia Pozzi – Diretora de Operações da 99
  • Zeca Chaves – Editor Digital do Automotive Business
  • Fabio Schettino – CEO da Hidrovias do Brasil
  • Fabricio Soler – Professor coordenador do curso Compliance Ambiental e ESG da Trevisan Escola de Negócios
  • Douglas L.Nicolau – Fundador da Rede de Executivos de Impacto e CEO da incentiv.me

Melhores do ESG: repensando o valor de tudo

As três letras do sucesso que compõem a sigla o ESG passaram a fazer parte das pautas diárias de jornais de negócios nos últimos anos. Isso porque grandes empresas passam por problemas devido à falta de responsabilidade ambiental e de governança.

Os critérios ESG começaram, então, a ser vistos como um termômetro para o risco de investimento em um determinado negócio. Mas, além de serem importantes para quem investe, são imprescindíveis para as empresas que precisam inovar para manter os níveis de competitividade em um mercado cada vez mais disputado.

Qual a importância dos padrões ESG para as empresas?

Os parâmetros ESG podem ter pesos diferentes para empresas de setores distintos. Uma companhia do setor de energia ou mineração precisa dar mais relevância para as questões ambientais, por exemplo. Já uma empresa de tecnologia deve focar na inovação, enquanto para uma empresa de infraestrutura os padrões de governança são os mais relevantes.

Os exemplos acima compõem diferentes aspectos dos padrões ESG. Isso mostra que saber identificar o que é mais importante para cada setor é algo importante, tanto para a empresa quanto para o investidor. E, apesar de cada critério ter mais ou menos relevância conforme a área de atuação da empresa, os três precisam estar presentes em qualquer companhia.

Um banco que concede crédito a uma empresa que não controla suas emissões de carbono, por exemplo, acaba se tornando responsável por isso. Ou seja, querendo ou não, é algo que também diz muito a respeito da governança e dos padrões ambientais da instituição financeira. É para pontos como esse que os investidores têm prestado cada vez mais atenção antes de apostar em uma empresa, fomentando um mercado em ascensão.

Faça parte do Melhores do ESG e descubra como você e sua empresa podem se beneficiar com as práticas sociais, ambientais e de governança

Para mais informações sobre patrocínio do projeto, escreva para publicidade@exame.com.

Fonte: Repórter Juliano Passaro, Exame.

Categorias: Notícias do Setor