Modalidade permite comodidade e economia de tempo para compradores; pandemia acelerou o processo de digitalização de venda de imóveis, mas a nova forma de comprar pode ter vindo para ficar.

A pandemia e a quarentena impulsionaram os hábitos de compra online, e agora até mesmo uma casa pode ser comprada à distância.

Todo o processo de venda, desde a visita ao imóvel até a assinatura do contrato com o cartório, agora pode ser realizado por um computador e dispositivo móvel.

Uma das plataformas que facilitam este processo é a CrediHome, fintech de crédito imobiliário que realiza financiamentos online.

E para conseguir adquirir o empreendimento de forma segura e simples, a empresa separou alguns pontos essenciais para os compradores seguirem.

Visita ao imóvel: é possível fazer online?

Muitas pessoas ainda preferem fazer as visitas aos imóveis presencialmente, por diversos motivos.

No entanto, hoje em dia existem diversas facilidades para quem deseja comprar um imóvel, mas não quer (ou não pode) sair de casa.

No geral, os sites contam com fotos dos imóveis, mas alguns também contam com vídeos, onde é possível solicitar uma “visita online”, ou seja, uma vídeo chamada em que o corretor vai mostrar todos os detalhes do imóvel.

A realidade virtual é também uma tecnologia que pode funcionar para comprar e fazer um financiamento online.

Também chamado de “tour virtual”, esse tipo de visita demanda óculos de realidade virtual, pelo qual o usuário poderá simular a visita ao local, tudo sem precisar sair de casa.

E o financiamento online?

Antigamente era muito comum que as pessoas tivessem que se locomover até as empresas para fazer o financiamento e conseguir o crédito.

Todo o processo era feito fora de casa, desde a visita ao imóvel, a negociação de valores e, é claro, o financiamento.

Porém, a tecnologia facilitou a vida do consumidor, que agora pode fazer tudo com a internet. Abaixo, é possível conferir todos os passos para fazer um financiamento online

  • Comece com a simulação: o primeiro passo na hora de fazer um financiamento online é a simulação. Com ela, é possível comparar as condições de várias instituições para saber qual é a melhor opção e com as melhores taxas de juros. Além disso, com base na renda e nas condições de pagamento, sabe-se qual a porcentagem do valor do imóvel que o banco vai financiar. Na CrediHome, é possível fazer a simulação nas principais instituições financeiras.

  • Separe as documentações necessárias: depois de fazer a simulação, é o momento de separar todas as documentações necessárias para fazer o financiamento online. Para começar, os documentos exigidos são cópias e originais do RG, CPF, comprovante de nascimento ou estado civil e comprovante de renda, que pode ser certificado por declaração de Imposto de Renda, holerites ou extrato recente de movimentações bancárias.

Além dos documentos do comprador e do vendedor, é importante que a documentação do imóvel também esteja em dia. Esses documentos são normalmente: matrícula atualizada, cópia da capa do IPTU e certidões negativas, que também podem ser enviadas online.

  • Análise de crédito: a análise de crédito é feita junto ao banco escolhido, que examina os dados do futuro cliente: como o perfil, idade, renda e bens, assim como o prazo para pagamento do financiamento. O valor e as características do imóvel também serão analisados nessa etapa. Todas essas informações devem ser listadas na proposta de crédito enviada ao banco, junto da documentação. O prazo para a resposta do banco varia, mas a estimativa é de até cinco dias úteis.

Assim que o cliente receber o retorno, o banco fará a análise jurídica de toda a documentação. Caso esteja correta, a instituição financeira elabora um contrato, que formaliza a concessão do financiamento. Nessa etapa, é possível que o banco queira fazer uma entrevista com o cliente. Mas não é preciso se preocupar, o objetivo é apenas comprovar as informações fornecidas.

  • Assinatura do contrato: após análise de toda documentação do banco, chegou o momento de assinar o contrato, que costuma ser feito presencialmente. No entanto, até mesmo essa etapa do financiamento online pode ser feita sem sair de casa, com ferramentas que fazem assinaturas remotamente disponíveis na internet. O importante é conversar com a instituição para descobrir se é possível fazer esse processo completo sem sair de casa. Após a assinatura, é necessário pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) e em seguida fazer o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Essa etapa costuma demorar um pouco, uma vez que o Cartório tem o prazo legal de 30 dias para fazer esse registro.
  • Liberação do financiamento online: para finalizar o processo, é preciso enviar ao banco uma via do contrato registrado e matrícula do imóvel atualizada, confirmando que já foi lançada a alienação fiduciária, ou seja, a garantia do imóvel no financiamento imobiliário. O valor costuma ser liberado em torno de 5 a 10 dias

Fazer o financiamento online é uma das melhores opções para quem quer comprar um imóvel sem sair de casa em nenhum momento do processo, com rapidez, eficiência e segurança.

Sobre a CrediHome

A CrediHome é uma plataforma digital de crédito imobiliário que conecta o cliente interessado no financiamento imobiliário ou home equity a todos os bancos de maneira gratuita, online, prática e sem burocracia, provendo ainda uma assessoria completa desde a aprovação do crédito até a liberação do recurso. 

Fonte: Por Gabriel Dau, Rede Jornal Contábil.