Ao andarmos pela cidade, é comum encontrar diversas placas espalhadas pelas obras, com palavras como “Construtora”, “Incorporadora” e “Empreiteira”

Ao andarmos pela cidade, é comum encontrar diversas placas espalhadas pelas obras, com palavras como “construtora”, “incorporadora” e “empreiteira”. No entanto, nem todo mundo entende a diferença entre cada área do segmento de construção e as suas principais responsabilidades.

Os conceitos do ramo da construção e suas diferenças

Nem sempre fica claro qual é a diferença entre construtora, empreiteira e incorporadora. Ainda bem que preparamos um material bem interessante para tirar todas as suas dúvidas! Descubra:

– Construtora: é uma empresa de construção civil que tem como responsabilidade executar qualquer obra a partir dos projetos, sejam eles plantas em papel ou digitais. A construtora pode construir com funcionários próprios ou subcontratados terceirizados.

– Empreiteira: trabalha na construção fornecendo mão de obra. Não tem a obrigação de ter um responsável técnico, portanto, a maioria das empreiteiras trabalham como subcontratadas de construtoras.

– Incorporadora: é a responsável por todo o ciclo de vida de um empreendimento, ou seja, é a incorporadora quem procura e compra terrenos, desenvolve os projetos e concepção de produtos, registra em cartório e vende um empreendimento imobiliário. A empresa não precisa ser uma construtora, podendo simplesmente contratá-la como uma prestadora de serviços. No entanto, existem muitas incorporadoras que também são construtoras.

De forma geral, podemos dizer que a incorporadora é um empreendedor que compra um terreno para transformar em empreendimento e depois vendê-lo. Para isso, é necessário contratar uma construtora, juntamente com um engenheiro responsável pela obra. Esse engenheiro ficará encarregado de contratar empreiteiras para ajudá-lo na construção, além de equipes de pintores, eletricistas, pedreiros, encanadores e todos os demais serviços atuantes em uma obra.

Qual é o papel de uma construtora?

Dentro das construções, a construtora tem como responsabilidade a entrega da obra pronta e funcionando dentro do prazo acordado. É obrigação também que o empreendimento não tenha nenhum problema físico e estrutural, como instabilidades, rachaduras, infiltrações, irregularidades ou divergências, quando comparado ao projeto estabelecido.

A construtora também é responsável por todos os riscos que envolvem o trabalho da construção civil, como acidentes de trabalho, atraso nos pagamentos ou execução de atividades fora das normas.

O setor de imóveis em São Paulo

Em comparação ao mesmo período do ano anterior, o número de unidades vendidas cresceu 38,7%, registrando os melhores seis meses desde o início da série histórica em 2004. Esses dados comprovam que, mesmo com a pandemia e com o aumento recente da taxa Selic, o setor imobiliário permanece em alta, com números positivos para as construtoras paulistas. A compra de um imóvel financiado ainda continua vantajosa, já que os juros do crédito imobiliário estão em níveis bastante acessíveis e o mercado permanece atrativo, tanto para investidores, quanto para os interessados na compra da casa própria.

Quais são os passos para escolher uma construtora de qualidade?

Como você pode perceber, a construtora tem um papel fundamental durante o processo de construção de um imóvel. É de extrema importância que a empresa seja respeitada pelo mercado e tenha seriedade na execução do trabalho.

O primeiro passo na hora de escolher um imóvel é fazer um levantamento das empresas que estão por trás da obra. Agora que você já sabe as diferenças entre construtora, empreiteira e incorporadora, fica ainda mais fácil compreender as etapas da construção do empreendimento.

Visite o site destas empresas, veja as avaliações e os comentários disponíveis nas redes sociais. Consulte o portfólio das construtoras envolvidas nos imóveis que você tem interesse e visite os empreendimentos para conferir os projetos, detalhes dos acabamentos e o que os moradores têm a dizer sobre a manutenção do imóvel.

Conheça a construtora Marcondes Cesar

Pioneirismo, qualidade e tecnologia. Esses são os pilares da Construtora Marcondes Cesar, líder do segmento no Vale do Paraíba, oferecendo soluções para o setor imobiliário que vão muito além dos empreendimentos.

A Marcondes Cesar auxilia você em todo o processo de compra do imóvel e inova ao criar um financiamento próprio. Um processo simplificado e muito mais ágil que diminui a burocracia e aproxima você dos seus objetivos!

Um dos principais valores da empresa é a transparência. Por isso, a construtora oferece visitas quadrimestrais aos clientes às obras, permitindo o acompanhamento do imóvel e a personalização da unidade ainda na fase de construção.

Fonte: Band