A editora de Carreira do Valor, Stela Campos, entrevistou Antonio Salvador, da Mercer Brasil

— Foto: Divulgação

Como as empresas estão inovando na gestão de pessoas na pandemia foi o tema da live realizada nesta quinta-feira (29/07) nas redes sociais do Valor. A editora de Carreira do Valor Stela Campos entrevistou Antonio Salvador, líder de Carreira da Mercer Brasil, para analisar as práticas que os RHs das empresas brasileiras precisaram executar ao longo do último um ano e meio.

“Várias indústrias reagiram de maneira diferente. RHs em indústrias mais afetadas trabalharam com redução de quadro, custo, melhoria de performance, flexibilização de contratos. Por outro lado, indústrias onde a crise trouxe crescimento, os RHs precisaram trazer novos perfis de profissionais e aprender a fazer a organização trabalhar de forma diferente”, disse Salvador. Ele também disse que empresas colocaram como pauta central a questão da saúde mental, discutindo e criando mecanismos para funcionários cuidarem da segurança psicológica. Esse movimento permanecerá como legado, defende.

Para o executivo, a pandemia também levou as empresas a repensarem toda a experiência que entregam ao funcionário para criar conexão com eles de forma diferente, sem depender do escritório. “E o que é isso na prática? É ouvi-los mais. Ao invés de fazer pesquisas anuais internas com a força de trabalho, é fazer isso de forma mais frequente. É rever que a avaliação de desempenho anual porque mundo muda muito rápido e modelos mais ágeis de trabalho ascenderam. É conseguir premiar e reconhecer as pessoas em ciclos mais curtos”.

Na live, Salvador também traz uma análise do estudo do Valor Carreira, anuário que elege as melhores companhias em gestão de pessoas, e quais métricas serão utilizadas neste ano para medir as ações do RH na crise e a reinvenção na experiência do funcionário. Em sua 19º edição, o Valor Carreira é realizado pelo Valor em parceria com a consultoria Mercer. As inscrições para participar da pesquisa vão até dia 8 de agosto.

Fonte: Por Valor Econômico.