Cursos Técnicos profissionais em Agricultura, Publicidade, Lazer, Agrimensura e Veterinária têm como objetivos formar jovens para serem protagonistas e prepará-los para o mercado de trabalho

O Colégio Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, a partir de 2022, passará a oferecer, no período noturno, o Itinerário Formativo de Formação Técnica e Profissional, com base na legislação para o Novo Ensino Médio. Foram abertos cincos Cursos Técnicos: Agricultura, Publicidade, Lazer, Agrimensura e Veterinária. A proposta é preparar os alunos para o mercado de trabalho em setores sensíveis da economia. Poderão ingressar pessoas que já concluíram o Ensino Médio ou que desejam fazer, simultaneamente, ambas as formações – Médio e Técnico.

“Queremos ressaltar a importância de os jovens continuarem a seus estudos e, principalmente, oferecer as ferramentas e os recursos necessários para que nossos estudantes se sintam protagonistas da própria história e da sociedade produtiva. Essa modalidade foca em capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos para a atuação em diversas áreas do setor produtivo e traz a oportunidade de alta empregabilidade e autonomia profissional e financeira”, explica Osvaldo Tadeu Lopes, diretor Pedagógico do Colégio Moura Lacerda.

Os Cursos Técnicos do Colégio Moura Lacerda estarão disponíveis, por enquanto, apenas na unidade de Ribeirão Preto, localizada na rua Padre Euclides, 995, nos Campos Elíseos. É o mesmo e tradicional prédio da Unidade I/Sede, onde funcionam os cursos Tecnológicos e os de Graduação na área de Humanas.

O objetivo é conectar os estudantes a experiências educativas que os permitam desenvolver habilidades e competências relevantes para sua formação integral e para que estejam preparados para ingressar no setor produtivo. O Colégio Moura Lacerda continuará oferecendo o Ensino Médio tradicional no período da manhã, também no prédio dos Campos Elíseos.

De acordo com o Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos foram totalmente fundamentados nos quatros eixos estruturantes indicados pela nova legislação: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. São cinco os itinerários formativos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional.

Os novos cursos técnicos serão divididos em módulos. Ao concluir cada um deles, o estudante receberá um certificado com qualificação profissional, que já lhe possibilita trabalhar na área que escolheu. Ao final dos dois anos do curso, o aluno receberá o Certificado Técnico de Nível Médio, reconhecido pelo Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), um sistema de registro, divulgação de dados e validação de diplomas.

Reconhecidos e homologados pelo MEC

De acordo com a Agência Brasil, em informação veiculada no dia 23 deste mês, o país conta com mais de 600 mil vagas para profissionais técnicos qualificados e certificados. Em pesquisa com estudantes da rede pública do Estado de São Paulo, divulgada na plataforma Novotec, 39% dos jovens entre 15 e 17 anos afirmam que o foco da escola precisa ser “preparar para o mercado de trabalho”.

Segundo o pedagogo Antonio Carlos Kobori, especialista em Educação Profissional, o cenário econômico atual se apresenta com uma dinâmica rápida e cada vez mais exigente em relação à eficiência. E o acesso ao mercado de trabalho percorre a trilha da capacitação e da qualificação profissional.

“Os Cursos Técnicos, reconhecidos e homologados pelo MEC (Ministério da Educação), são a porta principal para a autonomia financeira. O Moura Lacerda, há quase 100 anos, é referência na formação de profissionais capacitados para atender o setor produtivo. Seus Cursos Técnicos estão alinhados às necessidades do mercado, fortemente alicerçados por seus cursos de graduação nas áreas correlatas dentro das metodologias atuais, com base teórica e atividades práticas”, afirma Kobori.

Curso Técnico em Veterinária

Os que escolherem o Curso Técnico em Veterinária exercerão atividade de apoio, assistência e acompanhamento do trabalho do médico veterinário. As certificações intermediárias são Esteticista Veterinário, Banhista Veterinário e Auxiliar de Veterinário. Os campos de atuação podem ser em abrigos de animais, clínicas veterinárias, núcleos e hospitais veterinários, escolas de treinamento de animais, estabelecimentos comerciais como pet shop e de banho e tosa, hotéis veterinários, parques e zoológicos.

Curso Técnico em Publicidade

No Curso Técnico em Publicidade, o estudante criará, elaborará e planejará projetos de comunicação em diversas mídias, com o objetivo de tornar público uma ideia, produtos, serviços e marcas. Conceberá marcas, produtos e serviços com foco nas necessidades das pessoas, da sociedade e do mercado. Realizará pesquisa na prospecção de imagens, mídia, comportamento e linguagens. E coletará dados de impactos de campanhas publicitárias.

As certificações modulares são de assistente em: Comunicação Digital, Criação Publicitária, Produção Publicitária e Mídia. As áreas de atuação são inúmeras, como agências de Publicidade, Propaganda e Marketing, empresas do setor gráfico, de rádio, televisão e internet, produtoras de áudio e vídeo, editoras, veículos de comunicação tradicionais ou online e departamentos de Marketing e de inovação em comunicação.

Curso Técnico em Lazer

Quem decidir pelo Curso Técnico em Lazer planejará atividades e programações de lazer para fins recreativos, culturais e pedagógicos, além de se capacitar para a organização e a realização de atividades de lazer e recreação de acordo com as necessidades de cada público previamente definido. Desenvolverá competências e habilidades para aplicar técnicas de recreação na promoção da diversão, do lazer, da qualidade de vida e do entretenimento.

As certificações modulares são assistente de Recreação, recreador e monitor de atividades de Lazer e Recreação. As áreas de atuação podem ser no setor de hospedagem, restaurantes, clubes, brinquedotecas, buffets, espaços de eventos e festas, empresas de eventos, parques temáticos, de diversão e aquáticos, cruzeiros marítimos, espaços públicos de lazer, culturais e de jogos eletrônicos, shoppings, acampamentos, estabelecimentos de saúde, instituições de ensino públicas, privadas e do Terceiro Setor.

Curso Técnico em Agricultura

No Curso Técnico em Agricultura, o estudante aprenderá a elaborar projetos de produção agrícola, aplicando as BPAs (Boas Práticas Agropecuárias). Planejará, organizará e monitorará atividades de exploração e manejo do solo, de matas e de florestas e o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento de produtos agrícolas.

Produzirá mudas e sementes, aplicará métodos de erradicação e controle de vetores e pragas, doenças e plantas daninhas, planejará e acompanhará colheitas e pós-colheitas, supervisionará o armazenamento, a conservação, a comercialização e a industrialização de produtos agrícolas e manejará e regulará máquinas, implementos e equipamentos destinados ao campo.

As certificações intermediárias são para habilitação na Produção de Mudas e Sementes, assistente de Mecanização Agrícola, trabalhador polivalente da Agricultura e auxiliar em Agricultura. O estudante poderá atuar em empresas públicas e privadas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, propriedades rurais e indústrias de insumos agrícolas, empresas de comércio e de representação comercial de produtos agrícolas agroindustriais, cooperativas e associações rurais.

Curso Técnico em Agrimensura

Quem optar pelo Curso Técnico em Agrimensura executará levantamentos geodésicos e topográficos utilizando equipamentos e métodos específicos, fará a locação de obras de sistemas de transporte, civis, industriais e rurais, delimitará glebas, identificará elementos na superfície e pontos de apoio para georreferenciamento e amarração.

Além disso, utilizará ferramentas de geoprocessamento, participará de planejamento de loteamentos, desmembramentos e obras de Engenharia e executará levantamentos e coletas de dados espaciais e geométricos. As certificações intermediárias são cadista (profissional que trabalha com o software CAD – Computer Aided Design) para a Construção Civil, auxiliar de Topografia ou Topógrafo e editor de Maquetes Eletrônicas.

MDOV Comunicação e MKT Digital
Atendimentos: Patricia Moura (16) 9-9112-2018   e   Fernando Bueno  (16) 9-9131-5326
E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.br e   fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: http://www.milagredoverbo.com.brFacebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo    |    Instagram: @milagredoverbo

Categorias: Notícias

Milagre do Verbo

A Milagre do Verbo Agência de Comunicação e Mkt Digital, organização com 15 anos de presença no mercado local, regional e nacional, é formada por uma equipe que reúne profissionais com ampla experiência no setor de Comunicação Corporativa.