Campanha Novembro Azul busca a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

O mês de novembro é marcado por ações de conscientização sobre o câncer de próstata. Conhecida como Novembro Azul, a campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) indicam que esse é o segundo tipo de tumor que mais afeta homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Estima-se que, em 2020, 65.840 casos foram confirmados – o que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.

Ainda de acordo com o INCA, o câncer de próstata é considerado um tumor de terceira idade, tendo em vista que cerca de 75% dos casos no mundo ocorram na faixa etária dos 65 anos. Segundo o órgão, o aumento observado nas taxas de ocorrências no Brasil tem como justificativa parcial a evolução dos métodos de diagnóstico (exames), a melhoria na qualidade dos sistemas de informação e o aumento da expectativa de vida.

Os tratamentos do câncer de próstata melhoraram e esse tumor é um dos mais  curáveis. Mas precisa ser diagnosticado precocemente | Vencer o Câncer -  Vencer o Câncer

Sintomas e exames

De acordo com o Ministério da Saúde, a fase inicial do câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando se manifestam, os mais comuns são micção frequente, dificuldade de urinar, sangue na urina e diminuição do jato. Sinais como aumento e inflamação da região também são indícios que ocorrem devido às doenças benignas da próstata.

Dois exames iniciais podem ser realizados para investigar os sinais e os sintomas de um câncer de próstata, além de verificar se a doença já está presente no organismo ou não. O primeiro é o toque retal, no qual o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata. O outro método de diagnóstico é chamado de PSA (Antígeno Prostático Específico). Trata-se de um hemograma que mede a quantidade de proteína produzida pela próstata.

É importante destacar que o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomendam o exame de próstata e a dosagem de PSA para homens que não apresentam sintomas. Eles podem apresentar resultados falsos-positivos que levam a biópsias desnecessárias ou a diagnósticos de um câncer de próstata de baixa agressividade, para o qual o tratamento seria mais agressivo do que a própria doença. A indicação é sempre buscar um especialista, que analisará as condições individuais do paciente.

MDOV Comunicação e MKT Digital
Atendimentos: Lívia Macario (16) 9-9383-1450   e   Fernando Bueno  (16) 9-9131-5326
E-mails: redacao2@milagredoverbo.com.br e   fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: http://www.milagredoverbo.com.br  Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo    |    Instagram: @milagredoverbo

Categorias: [EBEG] RH Informa

Milagre do Verbo

A Milagre do Verbo Agência de Comunicação e Mkt Digital, organização com 15 anos de presença no mercado local, regional e nacional, é formada por uma equipe que reúne profissionais com ampla experiência no setor de Comunicação Corporativa.