No quarto trimestre de 2020, 58,5% dos imóveis eram vendidos com 40% a 50% de desconto

Levantamento da Resale mostra tipo de imóvel, número de quartos, localização e faixa de desconto dos imóveis vendidos pelo banco, que representa 70% do mercado (Caixa/Divulgação)

Em 2020 houve um aumento de leilões realizados por bancos. Com mais oferta de imóveis retomados no mercado, os descontos concedidos aumentaram.

É o que pode ser visto entre os imóveis da Caixa, que representam 70% do mercado. No banco o desconto médio dos 11.952 imóveis retomados à venda é de 41%. Deles, 58,5% registram descontos entre 40% e 50%. É o que aponta um levantamento da plataforma de venda de imóveis retomados Resale em parceria com o BTG, divulgado com exclusividade para a EXAME Invest.

Como aproveitar a retomada para ganhar com imóveis? A EXAME Academy fará de você um especialista no setor. Assine

Esse porcentual de desconto costumava representar apenas de 30% a 40% do estoque do banco, diz Marcelo Prata, fundador e CEO da Resale.

Veja abaixo as condições e tipo de imóveis vendidos pela Caixa:

Mapa de imóveis retomados da Caixa no 4º trimestre de 2020 (Lucas Jatobá/Exame)

Gustavo Cambauva, analista do BTG, aponta que há a predominância de imóveis (principalmente casas) com um valor preço médio que se enquadra dentro do programa “Casa Verde Amarela” (antigo Minha Casa Minha Vida) e em cidades menores (as grandes capitais tem um número reduzido de imóveis retomados em relação ao tamanho de mercado).

A Caixa e também o Santander costumam financiar a venda de seus imóveis retomados, principalmente os desocupados, o que facilita a compra. O Banco do Brasil geralmente não financia, mas permite parcelar o valor em até 12 vezes. Para olhar os imóveis retomados da Caixa à venda, acesse o site.

Mudança do leilão para a venda direta

Os imóveis retomados costumavam ser vendidos apenas por meio de leilões. “Ou você entendia como funcionavam ou ficava de fora”, aponta Prata.

Até que os bancos, diante de uma necessidade maior de diminuir o estoque, viram uma oportunidade de ampliar o público comprador ao oferecer unidades via venda direta.

Como resultado, 61% dos que compraram imóveis por meio de venda direta na Resale nunca tinham comprado unidades em leilão.

Fonte: Jornalista Marília Almeida, Exame Invest.