A comunicação é transformadora, assim como o feedback, porém são um grande desafio para os líderes.

Como está a sua comunicação com o time?

Vocês conseguem dialogar e ter uma boa reciprocidade?

O feedback tem muitas funções, você as conhece?

Por que a comunicação agrega valores entre a equipe e o líder?

 A comunicação é considerada uma das habilidades mais valiosas e necessárias para o bom relacionamento na equipe.

A produtividade, os resultados e o bom desempenho são alcançados através da comunicação clara e objetiva estabelecida pelo líder e a sua equipe.

Utilizar e incentivar uma boa comunicação na equipe é semelhante ao investimento, você receberá o retorno ao longo do tempo. Sendo assim, criar bons vínculos comunicativos é criar caminhos para que todos sigam na mesma direção, unindo forças.

Para atingir os objetivos na corporação é imprescindível que o time tenha o mesmo foco e busque o melhor resultado na mesma sinergia.

O que você entende de comunicação?

Um dos conceitos de comunicação organizacional diz que: comunicação não é o que você diz, mas sim o que o outro entende. Logo nosso objetivo enquanto líderes comunicadores é o de transmitir uma mensagem para muitas pessoas de universos distintos: colaboradores, gestores, diretores, imprensa, sociedade, fornecedores, entre outros grupos que seja eficaz e entendida por todos.

Para isso, a comunicação deve ser clara e objetiva de modo que todos compreendam a mensagem do mesmo jeito, caso contrário haverá desencontro de informações.

Os benefícios de uma boa comunicação entre as equipes

O aprimoramento na comunicação contribui para inovações e facilita a liderança.

Seguem algumas vantagens de possuir uma comunicação clara e objetiva entre as equipes no ambiente de trabalho:

– alinhamento de informações entre todos;

– melhora no ambiente de trabalho;

– aumento nos resultados de produtividade;

– melhora no engajamento e participação.

 Como implementar uma boa comunicação no time?

Achar o meio de comunicação certo:

Pode ser via presencial, reuniões em grupo e/ou individuais, e-mail, telefone, chat interno, redes sociais, entretanto, para descobrir a melhor via de comunicação, faça um teste com cada uma das ferramentas e identifique qual ou quais delas a equipe se adapta com mais facilidade;

Seja um ótimo ouvinte:

Quem ouve gera respeito, valorização e ganha a atenção também, pois o líder ouve mais do que fala – o feedback é o momento do líder falar (tema que veremos no próximo tópico);

Saiba quem são os seus ouvintes:

É de suma importância conhecer a sua plateia, ou seja, as características de cada membro do time, assim obterá mais sintonia tanto no ouvir quanto no falar;

Saber o momento de fazer discursos:

Utilize sempre a linguagem mais adequada para que a sua argumentação tenha credibilidade. Há momentos de descontração, por isso é importante entender o momento certo de ser formal ou informal.

Nunca fale nas entrelinhas:

A objetividade e a clareza são as principais condições para ter sucesso na prática da sua comunicação, sem contratempos e insegurança.

A importância do feedback

Você já se questionou ou foi questionada sobre a função do feedback ou até mesmo, o que é feedback?

A pressão do dia a dia, as personalidades distintas na equipe, podem gerar algum conflito e o planejamento pode sair fora do controle em determinadas situações.

Assim sendo, o feedback surgiu para nos ajudar a equilibrar o funcionamento dos processos e manter o bem estar no ambiente de trabalho, de forma a garantir um relacionamento interpessoal saudável, com críticas e ideias construtivas.

Perante a grande importância e funcionalidade do feedback, é necessário deixar evidente aos liderados que você estará sempre:

  • Disponível para ouvir e falar, assim garantirá o bom relacionamento com a equipe;

O feedback constante faz uma diferença enorme no cotidiano, não apenas resolvendo e gerando soluções, mas também para desenvolver e motivar o time. Agradecer, elogiar, por um bom trabalho ou alguma tarefa que superou as suas expectativas podem gerar resultados surpreendentes em curto prazo.

Existem 3 tipos de feedback que aplico em meu dia a dia como líder:

 Feedback de melhoria de desempenho

Algo não está saindo bem e precisa ser corrigido. Você não pode esperar um ano para falar com aquele colaborador sobre algo que aconteceu ou está acontecendo já faz muitos meses. Atue de imediato e com exemplos concretos.

Feedback de desenvolvimento

O colaborador está no caminho certo e você pode e deve acompanha-lo nessa jornada como um mentor/coach para acelerar o seu processo de desenvolvimento.

Feedback de reconhecimento

Promoção e aumento salarial todo mundo gosta, porém nem sempre está nas mãos do líder o poder para fazer esse tipi de ajuste a qualquer hora. As empresas possuem plano de cargos e salários, pesquisas e momentos certos do ano para isso. O que fazer então? Reconheça, agradeça, parabenize, homenageie e celebre. Faça o que está em suas mão para fazer, mas faça.

Importante: Não misture as estações: o tal modelo “sanduíche” não funciona, porque tem como base elogiar-criticar-elogiar, ou seja, o colaborador sai da reunião sem entender se levou uma bronca ou se será promovido.

Enfim, espero que tenha compreendido a importância da comunicação clara e objetiva, assim como a forma correta de aplicar o feedback para que seja um líder mais eficaz e obtenha melhores resultados junto a seu time.

Marcelo Simonato é executivo, escritor e palestrante. Especialista em Liderança e Gestão e Pessoas

Fonte: Por Blog HSM.