Empresas que publicam até 13 conteúdos por mês conquistam até 1,8 vez mais visitas que as que postam até 12 textos

De acordo com a Content Trends 2018, maior pesquisa de Marketing de Conteúdo do Brasil, feita pela empresa RockContent, o Inbound Marketing leva 2,6 mais visitas para o site e 3,7 vezes mais leads (potenciais clientes) para as empresas que o adotam.

Empresas que publicam até 13 conteúdos por mês conquistam até 1,8 vez mais visitas que as que postam até 12 textos – um material a menos e caem as chances de transformar um lead em cliente. Por isso, montamos uma lista com cinco dicas de conteúdos decisivos sobre Inbound Marketing – Marketing de Conteúdo – para alavancar seu negócio:

1. Usando a tecnologia a seu favor

O Inbound Marketing é a combinação entre conteúdo e tecnologia. Com softwares específicos de automação, é possível identificar e gerenciar uma base de leads, criar um histórico ou organizar esses leads em segmentos, nutrindo cada um deles.

No Marketing de Conteúdo, o site é a referência para aqueles que buscam solucionar dúvidas na internet, logo com um blog com conteúdos relevantes, você atrairá os leitores para sua página. Por isso, as funcionalidades de otimização do texto (SEO) devem ser aplicadas.

2. Planejamento estratégico específico

Além de gerar conteúdo ricos em informação, é necessário, ainda, aplicar um método de gestão para que seus objetivos sejam alcançados. Logo, trace uma estratégia para conquistar seu público – não basta ter um blog e fazer posts na redes sociais, por isso defina objetivos e metas, e, é claro, estabeleça um cronograma de conteúdos e postagens.

3. Inbound Marketing x Marketing tradicional

No Marketing tradicional, ações e campanhas são direcionadas ao público em geral. No Inbound Marketing você se aproxima e fala com quem, realmente, está interessado no que você tem a dizer ou oferecer. Todos os seus esforços e investimentos são focados para que sua empresa trabalhe em prol do seu público-alvo.

4. Não institucionalize

Há um engano recorrente sobre o tipo de conteúdo que deve ser criado. O texto não é sobre seu negócio, mas sim sobre algo que interesse ao leitor – geralmente são temas que estão conectados à sua área de atuação.

5. Relacionamento com o cliente

Para manter um diferencial com engajamento, reputação e autoridade, é preciso estar atento à jornada do cliente, pois assim, ele se tornará embaixador da sua marca.

A jornada cliente possui quatro etapas fundamentais:

  • O primeiro estágio é a atração do visitante para o site, momento marcado pelo aprendizado e descoberta;
  • O segundo é o do reconhecimento do problema. Aqui há a conversão do visitante em lead;
  • O terceiro é o da consideração das soluções propostas. Neste momento, o consumidor continua se relacionando, sendo abastecido por informações relevante, buscando as soluções que a sua empresa oferece;
  • E, por último, o quarto estágio é a fase da decisão. O consumidor acredita que já tem elementos suficientes para tomar a decisão e fechar o negócio.

Milagre do Verbo

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