Notícias

Brincadeira de criança, pular corda vira 4º livro do professor Gulli


Há 34 anos como professor no Curso de Educação Física, do Centro Universitário Moura Lacerda, Campus Jaboticabal, o professor Dionísio Tabajar Gulli lançou, em 2018, seu 4º livro: “Educação Física: Pulando Corda – Brincadeira ou Exercício Aeróbico”. Ele disse que pretendeu resgatar o valor desta simples brincadeira para o desenvolvimento físico das crianças.

            “Hoje, elas ficam muito tempo no celular ou no videogame e muitas brincadeiras da infância, como pular corda, foram deixadas de lado. Além disso, os maus hábitos alimentares e o sedentarismo estão causando graves problemas à saúde delas. Por isso quis trazer este assunto para alertar os pais e os professores sobre sua importância. Pular corda tem um papel fundamental na tonificação da musculatura, além de ser um exercício aeróbico, o que contribui, seguramente, para o controle do peso na infância”, explicou o professor.

            Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2009, os mais recentes disponíveis, mostram que o sobrepeso e a obesidade crescem, consideravelmente, na população infantil. A pesquisa apontou que 33% das crianças de 5 a 9 anos têm excesso de peso e que 14,3% são obesas.

            “Ao pular corda ela conquistará, naturalmente, o condicionamento físico necessário. É um exercício completo, que exige coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e resistência. Ele representa, também, recreação e diversão para a criança, que pode praticar em grupo ou sozinha”, disse Gulli. O livro traz três planos de aulas para o professor de Educação Física.

 

Um visionário

 

            O primeiro título lançado pelo professor Gulli foi “Corrida e São Silvestre – Um Guia para o Atleta”. O segundo foi “Regulação do Aparelho Respiratório Durante o Exercício”. “Caminhada – Qualidade de Vida” foi o terceiro. Fábio Campanelli, coordenador do Curso de Educação Física no Campus Jaboticabal, ressaltou que Gulli é um visionário. “Ele é idealizador dos Mini-Jogos Regionais e de vários eventos importantes aqui na cidade e em nosso curso. Ele é muito dinâmico. Está sempre produzindo e partilhando conhecimento com seus livros”, contou.