Notícias

Ranking da Folha coloca Moda e Agronomia do Moura Lacerda entre os melhores


O Curso de Agronomia do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), ficou em 2º lugar entre as instituições de ensino superior privadas do Estado de São Paulo e em 6º lugar no Brasil. Os dados são do RUF (Ranking Universitário Folha), elaborado pela Folha de São Paulo, maior jornal do país, e divulgado no início de outubro. No levantamento geral, a Graduação ficou na 39ª posição entre 196 universidades e faculdades públicas e privadas pesquisadas. O Curso de Moda do Moura Lacerda ficou na 33ª posição geral.

            A nota total é calculada a partir de cinco indicadores que somam 100 pontos: pesquisa acadêmica (42%), qualidade do ensino (32%), percepção do mercado de trabalho (18%), inovação (4%) e internacionalização (4%).

            Para a reitora Patrícia Andrade, esta conquista deve-se ao comprometimento efetivo de professores e coordenadores com os rumos da instituição. “Nossos processos administrativos, acadêmicos e pedagógicos melhoram a cada ano. Isso reflete, diretamente, em desempenhos superiores em termos de representatividade nacional. A boa colocação no ranking da Folha é um exemplo desta dedicação, de que estamos no caminho certo, de que os alunos que nos escolhem têm muito a ganhar, porque o profissional formado aqui tem condições de competir e ser reconhecido pelo mercado de trabalho”, afirmou.

 

Bem avaliado pelo mercado de trabalho

 

            Nesta 7ª edição do RUF, o Moura Lacerda figurou com o Curso de Agronomia em 18º lugar no quesito Avaliação do Mercado, em 61º no item Mestrado e em 66º quando a avaliação leva em conta a nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Com o Curso de Moda, ficou na 30ª posição em Qualidade de Ensino e na 23ª na Avaliação dos Docentes.

            Inovação levou em conta a quantidade de estudos acadêmicos publicados. O RUF também ampliou de dois para cinco anos (2011-2015) o tempo para a coleta dos dados relativos à produção científica.

            O RUF 2018 também classifica os melhores cursos do País. Para isso foram selecionadas 40 graduações, entre elas Agronomia, Direito, Administração, Medicina, Odontologia, Engenharia, Computação, Comunicação, Psicologia e Pedagogia. Direito é o curso recordista de novos alunos.