Notícias

Encontro científico evidencia a força da Pesquisa, Ensino e Extensão no Moura La


No dia 20 de outubro, a partir das 8 horas, acontecerá o “III Diálogos – Encontro Científico do Moura Lacerda”. Com o objetivo de compartilhar conhecimento, esta é uma atividade de produção, exposição e publicação diversificada, que visa divulgar os projetos, as inovações metodológicas e as atividades de extensão universitária desenvolvidas pelos estudantes e professores dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

            Patrícia Andrade, reitora da instituição, explica que o “III Diálogos” congrega os principais eventos científicos do Moura Lacerda – o XVI Simpósio Científico da Pós–Graduação, o IV Simpósio de Extensão Universitária, a XIII Jornada do PPGE-Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) e o IV Fórum das Licenciaturas.

            “São encontros tradicionais que alcançaram grande repercussão externa, mas, sobretudo, junto aos nossos alunos, que perceberam neles uma oportunidade para ampliar horizontes, o que lhes permite vivenciar e conhecer mais sobre a carreira acadêmica, tão necessária para o desenvolvimento científico e de uma cultura de inovação no país”, afirma.

 

Evento cresce a cada ano

 

            Há mais de 200 estudos selecionados e que serão apresentados como Artigos, Monografias, Projetos de Pesquisa, Projetos de Extensão, Iniciação Científica e Relatos de Experiência. A exposição dos trabalhos será dividida por áreas do saber.

            De acordo com Anderson Romanello, coordenador de Graduações, os critérios de seleção dos inscritos foram relevância, originalidade e criatividade, aplicação do método científico, domínio do assunto e aplicabilidade da pesquisa.

            Essa é a 3ª edição do evento, que cresce ano a ano, tanto no número de inscritos, como na participação dos alunos. “Há um engajamento de toda a comunidade, que prestigia a atividade por ser facilitadora da aprendizagem, da troca de experiência e, principalmente, do conhecimento científico”, diz o coordenador.

 

IV Fórum das Licenciaturas

 

            O IV Fórum das Licenciaturas é bienal e este ano congregará, também, a XXIII Semana de Pedagogia, que apresentará o tema “Metodologias Alternativas como Proposta para a Educação Formal”. A programação irá de 17 a 20 de outubro.

            “Estes eventos criam espaços de socialização. Existem projetos maravilhosos que são desenvolvidos em sala de aula, mas que precisam ser compartilhados, comunicados. É um momento muito importante, que evidencia a solidez de nossos cursos, além de mostrar o quanto acreditamos e investimos na formação de nossos educadores, sob a perspectiva da pesquisa e da experiência”, analisa Osvaldo Tadeu Lopes, coordenador dos cursos de Pedagogia e Letras.